Saúde: Vacina russa pode ser liberada para população esta semana, anuncia instituto


A vacina contra Covid-19 criada pela Rússia pode ser liberada para a população ainda esta semana. Na última sexta-feira (04), o vice-diretor do Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, órgão do Ministério da Saúde da Rússia, Denis Logunov, informou à agência de notícias Tass que a “Sputnik V” aguarda permissão para uso civil.

“Dentro de alguns dias, entre 10 e 13 de setembro, devemos obter permissão para lançar um lote da vacina para uso civil. A partir deste momento, a população passará a ser vacinada. (…) O registro da vacina permite a vacinação de toda a população, mas os grupos de alto risco virão primeiro. Não há restrições para os demais grupos, mas o Ministério da Saúde definiu a tarefa de proteger os grupos de risco em primeiro lugar”, explicou.

Ainda de acordo com o vice-diretor, uma “vasta base de evidências” prova que a vacina é segura. Os resultados preliminares de um estudo publicado na revista científica “The Lancet” mostraram que a vacina produzida pela Rússia para o novo coronavírus não teve efeitos adversos e induziu resposta imune.