Rui Costa escolhe o advogado Antonio Adonias como novo desembargador do TJ-BA


Foi nomeado em decreto publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia desta sexta-feira (16), o advogado Antônio Adonias para ocupar a vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). Adonias era o segundo nome da lista sêxtupla elaborada pela Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) e  foi escolhido pelo governador Rui Costa para o cargo.

Pela lei, advogados e membros do Ministério Público devem ocupar um quinto das vagas dos tribunais de justiça. O chamado quinto constitucional, no caso dos advogados, é cumprido após eleição direta feita pela categoria e escolha posterior feita no próprio TJ-BA..

Neste ano, as eleições na OAB aconteceram em outubro e a lista foi composta pelos seguintes nomes: Germana Pinheiro (5427 votos), Antônio Adonias (4824), Carina Canguçú (3220), Carlos Magnavita (3062), Vivaldo Amaral (3051) e Josemita Rebouças (2571). Os nomes são escolhidos pela quantidade de votos garantindo o equilíbrio de gênero entre as opções enviadas ao TJ-BA.

Os seis nomes então são enviados para o próprio TJ-BA que reduz a lista para três nomes que se tornam opção para a escolha do governador. Definida na última quarta-feira (14) a lista tríplice elaborada pelo Pleno do tribunal escolheu os nomes dos advogados Carlos Magnavita e Vivaldo Amaral para compor, junto com Adonias, a chamada lista tríplice. O TJBA deixou de fora da lista, portanto, a advogada Germana Pinheiro, mais votada por seus colegas. Por: Gabriel Amorim