O primeiro-ministro da Palestina Mohammad Shtayyeh anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (26). Segundo ele, sua ação tem como objetivo formar um amplo consenso entre os palestinos em meio aos arranjos políticos com a guerra de Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Sua decisão veio em meio à pressão dos Estados Unidos sobre o presidente Mahmoud Abbas para reformar a Autoridade Palestina, à medida que esforços internacionais se intensificam para encerrar combates em Gaza.
“Apresentei a demissão do governo ao presidente em 20 de fevereiro e a submeto hoje por escrito”. Segundo ele a decisão acontece “à luz dos fatos relacionados com a agressão contra a Faixa de Gaza e a escalada na Cisjordânia e Jerusalém […] [O novo momento] exigirá acordos governamentais e políticos que levem em conta a realidade emergente na Faixa de Gaza, bem como a necessidade urgente de um consenso inter palestino”, afirmou. Shtayyeh estava à frente do governo nesde 2019.
Apesar do anúncio, sua renúncia deverá ser aceita pelo do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, que ainda poderá solicitar que ele permaneça como interino até que um substituto seja nomeado.
Deixe seu comentário