Novembro Azul: Câncer de próstata é segunda maior causa de morte oncológica em homens


Depois do Outubro Rosa, mês de campanha contra o câncer de mama, começa nesta terça-feira (1°) o Novembro Azul, que é dedicado à prevenção contra o câncer de próstata.  

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 700
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 520 casos de câncer de próstata no Amazonas em 2016. Segundo o Inca, é o segundo tipo de câncer no ranking total de casos de neoplasias no Estado, perdendo apenas para os casos de colo de útero que atingem as mulheres. No entanto, o preconceito ainda é um inimigo do diagnóstico e da prevenção da doença, reforçada pela campanha “Novembro Azul”. Segundo o médico urologista Anoar Samad, caso diagnosticada prematuramente, as chances de cura da doença chegam a 90%.

Números do câncer de próstata ainda são altos por tabu com exame (Foto: Rede Globo)

O especialista destaca que 7% dos homens com idade acima de 50 anos possui câncer na próstata. “Antigamente, existia muita desinformação sobre o que seria a doença, tanto por parte da população como por profissionais da área da saúde. Hoje em dia, isso acabou. Qualquer pessoa, de qualquer idade, sabe sobre o câncer de próstata”, disse Anoar ao G1 .Além do exame de toque retal, o câncer na próstata é detectado através do exame de sangue PSA. Dependendo do laboratório, a análise do sangue leva entre 24 e 48 horas para ser concluída.