Ministério registra óbito em São Paulo de menor vacinado com Pfizer


O Centro de Investigações Estratégicas em Vigilância Santiária (CIEVS) nacional registrou a morte de um adolescente em São Paulo que recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Segundo informe oficial, recebido pelo bahia.ba, um jovem de 16 anos, residente em São Bernardo do Campo (SP), recebeu a primeira dose em 25 de agosto e relatou sintomas como cansaço e falta de ar no dia seguinte.

O jovem foi atendido no dia 27 do mês passado no Hospital Coração de Jesus, da cidade de Santo André (SP). O menor chegou a retornar para a casa, mas voltou à unidade de saúde e foi transferido para a UTI do Hospital e Maternidade Vida´s, em São Paulo, morrendo no dia 2 deste mês.

Na quarta-feira (15), à noite, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid emitiu nota técnica suspendendo a vacinação de adolescentes sem comorbidade. A nota foi assinada eletronicamente pela titular do órgão, Rosana Leite de Melo. Duas capitais, Salvador e Natal, já aderiram à nova orientação.

Em entrevista à Rádio Metropole, o secretário de Saúde da capital baiana, Leo Prates, confirmou que a suspensão da vacinação para menores sem comorbidade está relacionada ao óbito registrado em São Paulo.