Mais de mil farmácias populares da Bahia distribuem absorventes de graça para população vulnerável


A Bahia tem 1.196 farmácias populares da Bahia que distribuem absorventes higiênicos gratuitamente à população vulnerável. Os estabelecimentos, espalhados em 339 municípios do estado, foram cadastrados no Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.

De acordo com a Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), cerca de 2,5 milhões de pessoas em condições de vulnerabilidade socioeconômica podem retirar os itens gratuitamente nas farmácias. Trata-se de um público-alvo na faixa entre 10 e 49 anos. “Infelizmente, muitas mulheres, meninas e pessoas que menstruam ainda não têm acesso a esta informação, de que têm o direito a receber gratuitamente os absorventes.

Existe uma rede consolidada na Bahia (…) e é preciso que as beneficiárias tomem pertencimento disso e possam usufruir com toda dignidade que merecem”, ressalta Elisângela Araújo, titular da pasta. Ela lembra que o programa também alcança estudantes da rede estadual de ensino e a população recolhida em unidades do sistema prisional.