Mais de 50% dos brasileiros discorda da suspensão do X


Uma estreita maioria dos entrevistados da pesquisa AtlasIntel (50,9%), divulgada nesta quarta-feira (4), discorda da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a plataforma de rede social X no Brasil, ao mesmo tempo que 56,5% avaliam que a decisão teve motivação política, segundo informações da Forbes Brasil.

De acordo com o levantamento, o percentual dos que concordam com a decisão de Moraes é de 48,1%, enquanto 0,9% disseram não saber, ao passo que 41,7% entendem que a decisão teve motivação técnica, e 1,8% disseram não saber.

Na semana passada, Moraes decidiu suspender o funcionamento da plataforma do bilionário Elon Musk no Brasil depois que a rede social descumpriu ordem para que apontasse um representante legal no país. A decisão do ministro foi posteriormente referendada pela unanimidade dos demais quatro integrantes da Primeira Turma do STF em julgamento nesta semana.

Segundo o levantamento da AtlasIntel, 48,9% dos entrevistados entendem que Musk deveria ter cumprido as decisões de Moraes, ao passo que 37,6 acham que ele não deveria ter cumprido as decisões do ministro sobre remoção de conteúdos ou de usuários da plataforma e 9,9% entendem que deveria ter cumprido as decisões sobre remoção de conteúdos, mas não de banimento de usuários. Já 3,7% disseram não saber.

Embora a maioria discorde da decisão de suspender a rede social, o percentual dos que consideram que Moraes está correto na disputa com Musk é maior do que o daqueles que avaliam que o bilionário está correto, 49,7% a 43,9%. Ao mesmo tempo, 5,4% acham que nenhum deles está correto e 1% não soube responder.

Imagem de um celular com o logo do X em frente a bandeira do Brasil.