Indígena é encontrado morto dentro de casa no extremo sul da Bahia


Um indígena de 43 anos foi encontrado morto na Aldeia de Barra velha, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, nesta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Civil da cidade, o crime aconteceu na noite de segunda-feira (15).Até esta terça-feira, ninguém foi preso pelo crime. A vítima foi identificada como Roberto Braz Ferreira. Segundo as investigações, ele foi atingido com golpes de machado.

Ainda não há informações sobre a motivação, nem sobre a autoria do crime. O corpo do indígena foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Eunápolis, cidade que fica a 65 km de Porto Seguro. Em dezembro de 2023, o cacique de uma aldeia Pataxó Hã-Hã-Hãe foi assassinado a tiros na estrada de Pau Brasil, no município de Itajú do Colônia, no sul da Bahia.

Em nota publicada nas redes sociais, representantes da Aldeia Caramuru Catarina Paraguaçu disseram que a vítima, Lucas Santos de Oliveira, foi alvo de emboscada por pistoleiros. Além do cacique Lucas, pelo menos outros seis indígenas foram mortos no sul e extremo sul da Bahia entre março de 2022 e janeiro de 2023. Entre as vítimas, estavam dois adolescentes de 14 e 17 anos e um jovem de 25. *Com informações do G1