A Epic Games moveu uma ação contra a Apple Europa por práticas anticompetitivas em sua loja de aplicativos. A desenvolvedora alega que a Apple estaria minando a competição no setor de apps ao promover restrições aos sistemas de monetização e distribuição de aplicativos do iOS.
“O que está em risco aqui é o futuro das plataformas mobile. Consumidores têm o direito de instalar aplicativos de fontes a sua escolha e os desenvolvedores têm o direito de competir em um mercado justo. Não iremos ficar parados e permitir que a Apple use sua dominância para controlar o que deveria ser um campo digital”, afirmou o CEO e fundador da Epic, Tim Sweeney.
A disputa entre as empresas começou quando a Epic adicionou um sistema de pagamento dentro do Fortnite do iOS que podia ser usado no lugar da Apple. E essa “volta” da EGS rompia com a taxa de 30% da Apple sobre a receita das vendas dentro de seus aplicativos. Logo após essa medida, a Apple retirou o Fortnite de suas plataformas como retaliação.
O que pode ajudar a Epic na sua ação contra a concorrente é que a Comissão Europeia já está investigando o Apple Pay para determinar se eles estão violando as regras de competição da União Europeia.
Além da nova ação contra a Apple Europeia, a Epic também tem processos abertos na Califórnia, Reino Unido e Austrália. Acompanhem o The Enemy para novas informações sobre o caso.
Deixe seu comentário