A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Brumado, com o apoio da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior (10ªCOORPIN) de Vitória da Conquista, realizou nesta manhã a segunda fase da Operação “Pombo-Correio” na cidade de Vitória da Conquista. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um na residência e outro no escritório de advocacia de uma advogada investigada e indiciada por integrar uma organização criminosa em coautoria com outra advogada que atua em Brumado.
As investigações apontaram que as advogadas se valiam de sua profissão para obter acesso ao Conjunto Penal de Brumado e transmitir informações de membros de facções criminosas a indivíduos cumprindo pena, configurando o crime previsto no artigo 2º da Lei 12.850/2013, com pena de prisão de até 8 anos.
Foi identificado que a advogada de Vitória da Conquista orientava sua colega sobre como levar as mensagens para dentro do presídio, instruindo-a a “colocar em letras pequenas, escondidas em algumas folhas”.
Durante as buscas, foram apreendidos um celular, um notebook e cadernos contendo anotações de interesse para a investigação, os quais serão encaminhados para perícia. Não houve prisões e as indiciadas responderão em liberdade.
Em cumprimento ao Estatuto da Advocacia e para a preservação das prerrogativas, toda a diligência foi acompanhada pela advogada Dra. Luciana Santos Silva, Presidente da OAB/Subseção de Vitória da Conquista.
A Operação “Pombo-Correio” visa combater a prática criminosa de integrantes do sistema prisional que utilizam advogados para transmitir informações ilícitas entre membros de organizações criminosas. Fonte: Sudoeste Digital
Deixe seu comentário