A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decretou que as aulas da rede municipal de educação e instituições privadas de ensino seguem suspensas por mais 30 dias. Além dessa medida, o órgão liberou o funcionamento do comércio de rua, que vai voltar a funcionar com revezamento de horários.
Segundo informações da prefeitura, a medida adotada com o comércio começa na segunda-feira (6) e tem validade de sete dias. O funcionamento se dará em horário parcial, mediante distribuição das atividades em dois blocos que se revezarão diariamente entre os turnos da manhã e da tarde.
Conforme órgão, os dias de sábado e domingo vão ficar reservados para as feiras livres e demais atividades essenciais.
Confira o esquema de rodízio de horários adotados pela prefeitura:
- Segunda e quarta: 8h às 13h e terça e quinta: 13h às 18h
- Vestuário
- Camas, mesa e banho
- Artigos esportivos
- Utilidades do lar
- Caçados, bolsas e demais acessórios
- Tecidos
- Armarinhos
- Cosméticos e perfumarias
- Joalherias e bijuterias
- Óticas
- Segunda e quarta: 13h às 18h e terça e quinta: 8h às 13h
- Eletrodomésticos;
- Eletroeletrônico;
- Informática;
- Móveis;
- Artigos para escritório;
- Estúdios de revelação e impressão fotográficas;
- Gráficas;
- Papelarias e Livrarias;
- Lavanderia;
- Colchões;
- Floriculturas;
- Artigos para festas, chocolates e bombonieres.
Poderão funcionar independentemente do horário excepcional de funcionamento do atendimento ao público:
- Serviços de saúde, farmácias, assistência médica e hospitalar;
- Hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, frigoríficos, granjas e todas os demais estabelecimentos relacionados à cadeia produtiva de gêneros alimentícios;
- Lojas de conveniência;
- Clínicas veterinárias, lojas de venda de alimentação para animais e de produtos indispensáveis para produção agropecuária, prevenção, controle de pragas dos vegetais e de doença dos animais.
- Distribuidores de gás;
- Lojas de venda de água mineral;
- Padarias;
- Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica;
- Tratamento e abastecimento de água;
- Captação e tratamento de esgoto e lixo;
- Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
- Segurança privada;
- Serviços funerários;
- Bancos, lotéricas e cooperativas de crédito;
- Postos de combustível e lava rápidos;
- Lojas de material de construção, vidraçarias, marmoraria, serrarias, serralharias e todos os demais estabelecimentos relacionados a cadeia produtiva da construção civil;
- Lojas de auto peças, borracharias, oficinas mecânicas e demais estabelecimentos relacionados a manutenção de veículos automotores;
- Concessionárias de veículos;
- Hotéis e pousadas;
- Outros que vierem a ser definidos em ato expedido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos ou Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura da cidade também renovou por mais sete dias o fechamento temporário de todos os shopping centers e galerias. Entretanto, o funcionamento de mercados, supermercados e farmácias localizados no interior desses locais estão autorizados a funcionar.
De acordo com o órgão, os escritórios e demais locais de prestação de serviço poderão funcionar durante este período, desde que não estejam em shopping ou galerias, e que a atividade exercida não envolva contato físico direto com o cliente ou aglomeração de pessoas.
Veja mais medidas adotadas pela Prefeitura de Vitória da Conquista:
- As empresas do setor Industrial do município poderão funcionar devendo observar os protocolos de segurança e enfrentamento ao Covid-19;
- Suspensão, pelo prazo de sete dias, de visita aos cemitérios do município, ficando permitido somente os sepultamentos com número máximo de 10 pessoas.
- Prorrogação, pelo prazo de mais sete dias, do Regime Excepcional de Teletrabalho para serviços essenciais na Administração Pública de Vitória da Conquista.
Permanece suspenso, pelo prazo de mais sete dias, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos: academias de Ginástica, cinemas, teatros e demais casas de espetáculos, bares e restaurantes (esses estabelecimentos podem realizar apenas entrega em sistema de delivery ou retirada em balcão) e salões de beleza.
Até este domingo (5), Vitória da Conquista tinha quatro casos confirmados da doença.
Informações: G1 Bahia.
Deixe seu comentário