Com melhoria no emprego, intenção de consumo sobe em fevereiro


Puxado principalmente pela melhoria na percepção sobre emprego, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) subiu 1,5% em fevereiro,  que atingiu 83,1 pontos. O indicador registrou a quarta alta mensal consecutiva e maior pontuação desde março do ano passado (87,2 pontos). Na comparação com o mesmo mês de 2021, o ICF teve queda de 0,7%.

De acordo a Fecomércio-BA, o cenário está assimétrico. Enquanto os itens Emprego Atual e Perspectiva Profissional estão em alta, o item acesso ao crédito teve queda de 3,1%.

O consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, destaca que a subida de 5,2% em Emprego Atual não significa necessariamente melhoria da empregabilidade, mas “o cenário negativo, de possível demissão, já passou”. Já a alta de 7% na Perspectiva Profissional (88,2 pontos) manteve o subindicador abaixo dos 100 pontos, na zona de insatisfação. Há somente uma redução do pessimismo em relação a melhora profissional, frisou.

Nas quedas, o destaque foi o item Acesso a Crédito que retraiu 3,1% em fevereiro e voltou aos 94,4 pontos.“Com o aumento da taxa de juros para quase 11% e o número de famílias inadimplentes nas máximas históricas, é natural que haja uma maior seletividade por parte dos bancos ao conceder crédito. Desta forma, os consumidores avaliam a maior dificuldade de obtenção de financiamento para compras a prazo”, comenta Dietze.