Com CR7 e Messi fora, Neymar tenta virar protagonista da Copa contra o México


Neymar tem até as 11h (de Brasília) para chamar para si o protagonismo que tanto se espera dele na Copa. É quando a seleção enfrenta o México pelas oitavas de final. Em Samara, o atacante precisa decidir que caminho seguir no Mundial. Mas a estrada está aberta para ele chegar ao topo. Do trio considerado o melhor do planeta, Neymar é o único que sobrevive. Cristiano Ronaldo e Messi foram foram eliminados no sábado. Hora perfeita para o craque brasileiro, enfim, ter uma atuação robusta na Rússia. O desempenho de seus dois companheiros de ataque no PSG — diretamente relacionado ao adeus das estrelas de Portugal e Argentina — pode servir de incentivo para ele. Mbappé brilhou e teve uma das melhores atuações individuais da Copa na vitória da França sobre os hermanos. Foi assim também com Cavani, na partida em que o Uruguai mandou os portugueses para casa.

— No nosso jogo será a vez de o Neymar brilhar, depois de Mbappé e Cavani — disse Thiago Silva, companheiro dos três no PSG: — Nossa seleção é muito equilibrada, no momento certo damos essa liberdade para os atacantes resolverem. Esperamos que Neymar esteja inspirado como os outros.

Até agora, o camisa 10 está no meio do caminho entre os dois extremos. Na média das notas apuradas pelo EXTRA, está com 7, atrás de Mbappé e Cavani (ambos com 7,3), mas melhor que Cristiano Ronaldo (6,8) e Messi (6,2). Esse estilo meio barro, meio tijolo se repete dentro da seleção: está à sombra de Philippe Coutinho em termos de desempenho. Nos outros quesitos, segue sendo o centro das atenções, seja pelo cabelo, pelas faltas que recebe (ou simula), pelo choro ou pelo temor de que ele volte a se machucar.