Após população ser atingida por “doença misteriosa”, cidade baiana é dedetizada


Após cerca de 60 moradores da cidade de Coração de Maria, no interior da Bahia, terem apresentado sintomas de uma doença misteriosa, o município iniciou nesta quinta-feira (23) a dedetização do bairro de Nova Esperança, onde foi notificada a maioria dos casos. Eles estão sendo investigados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que acredita que pode se tratar de arboviroses como zika, dengue ou chikungunya.

Os primeiros casos apareceram há cerca de 20 dias e os moradores estavam sentindo dores e coceiras pelo corpo e febre alta. Na terça-feira (21), a Vigilância Epidemiológica da cidade colheu sangue dos moradores e o material foi encaminhado para o Laboratório Central da Bahia (Lacen). Dois resultados já ficaram prontos e os casos foram confirmados como chikungunya.

Como ainda não há confirmação da doença, os médicos estão encontrando dificuldade para receitar remédios aos pacientes. A vigilância ainda informa que qualquer pessoa que tiver os sintomas deve procurar um posto de saúde, pois a notificação de pacientes com a doença é importante para identificar a enfermidade.