BB anuncia fechamento de 400 agências e aposentadoria para 18 mil funcionários


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                                                Foto: Divulgação

O Banco do Brasil anunciou neste domingo (20) o fechamento de 402 agências e o plano de aposentadoria incentivada para 18 mil funcionários. O banco também pretende transformar 379 agências em postos de atendimento (PAB) ao longo de 2017 – os PABs ficam instalados dentro de empresas e órgãos públicos, podendo ter horário de atendimento diferenciado. De acordo com a instituição, a expectativa é de economizar R$ 750 milhões com o enxugamento da estrutura, sendo R$ 450 milhões da nova estrutura organizacional e R$ 300 milhões de redução de gastos com transporte de valores, segurança, locação e condomínios, manutenção de imóveis, entre outras despesas. Atualmente o BB tem 5.430 agências e 1.791 postos de atendimento. O banco garantiu que não vai fechar agências em municípios onde somente ele atua, por outro lado, prevê o encerramento de 28 superintendências regionais de varejo e três de governo.Na direção geral, três unidades estratégicas serão encerradas, com a transferência das funções para outras diretorias. Quanto ao plano de aposentadoria incentivada, o Banco do Brasil não soube estimar quando de economia deve ser gerado, já que a adesão é voluntária, mas cálculos do Estadão apontam economia de R$ 2,7 bilhões em caso de adesão de 10 mil funcionários e de R$ 1,85 bilhão se metade desse número aderir ao programa. Os servidores que aceitarem a proposta deverão receber 12 salários, além da indenização pelo tempo de serviço, que pode variar de um a três salários. O banco alega que a despesa com os atuais 109 mil funcionários é maior do que a média dos concorrentes privados – em setembro foram gastos R$ 15 bilhões com pessoal. A reestruturação inclui ainda a redução da carga horária de seis mil funcionários, de oito para seis horas, com redução de 16,25% no salário. A carga horária completa ficará apenas para cargos gerenciais. Apesar dos cortes, o Banco do Brasil afirmou que deverá abrir 255 unidades de atendimento digital, entre escritórios e agências digitais, para se somar às 245 existentes que atendem hoje 1,3 milhão de clientes. A expectativa é chegar a 4 milhões até o final de 2017.