O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apresentou, na sexta-feira (14/3), o balanço das Eleições Municipais de 2024. Os relatórios, elaborados pelas Seções de Planejamento de Eleições (Sepel), vinculadas à Coordenadoria de Planejamento e Gestão de Eleições (Coele) e à Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), reúnem dados qualitativos e quantitativos sobre o processo eleitoral, a partir da perspectiva das Zonas Eleitorais, das unidades da Secretaria do Tribunal, de comissões e de grupos de apoio. O material traz ainda propostas de aprimoramento para as eleições gerais de 2026.
A abertura da reunião foi conduzida por Maria do Socorro Carvalho, secretária-geral da Presidência (SGPRE), que destacou o empenho coletivo. “Inicio esta reunião agradecendo a colaboração, disponibilidade, confiança e comprometimento de cada um de vocês. Minha gratidão, do fundo do coração, a todos os colegas. As Eleições de 2024 foram um sucesso!”.
Processo de avaliação
O relatório gerencial, elaborado pela Seção de Gestão de Eleições – SEGEL, apresenta dados de custos, tempo para totalização, estatísticas do eleitorado, colaboradores convocados e outras informações coletadas diretamente dos bancos de dados disponíveis. Serve como registro histórico de aspectos importantes do pleito e possibilita uma avaliação baseada em dados, permitindo a identificação de distorções e tendências.
O relatório de avaliação foi elaborado com base nas respostas a um questionário aplicado pela Seção de Planejamento de Eleições (SEPEL) no período entre 8 de outubro a 23 de novembro de 2024. O formulário foi preenchido pelas Zonas Eleitorais, Unidades da Secretaria do TRE-BA, Grupos de Apoio e Comissões envolvidas no pleito, permitindo avaliar o nível de satisfação e identificar oportunidades de melhoria para as próximas Eleições Gerais.
Além da avaliação geral, o questionário coletou sugestões para diversos temas, como: fechamento do cadastro eleitoral, Título Net, Sistema ELO, locais de votação, convocação para os trabalhos eleitorais, registro de candidaturas, propaganda, transporte e segurança durante o período eleitoral. Das 199 Zonas Eleitorais do estado da Bahia, 189 participaram da pesquisa.
Destaques da avaliação
Entre os pontos mais bem avaliados pelos servidores(as), de acordo com a secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), Luciana Bichara destacam-se o suporte ao registro de candidaturas, o suporte e o Sistema de Gestão de Suprimentos de Fundos – SGSF e o Sistema de Gestão de Convocação para os Trabalhos Eleitorais – SGCE.
“O sistema de convocação foi uma das melhores inovações que implementamos na última eleição. Desenvolvido 100% pelo TRE Bahia, sob a liderança da servidora Karla Kolbe (lotada Seção de Soluções Corporativas – SEDESC1), foi utilizado de forma obrigatória por todas as zonas eleitorais para convocação de colaboradores e operacionalização dos benefícios de alimentação. Foi um sistema eficiente e que pode ser aproveitado por outros tribunais”, ressaltou a secretária.
Luciana também reforçou a importância de considerar as sugestões das Zonas Eleitorais para aprimorar os serviços prestados pelo TRE-BA, tanto para o público externo (cidadãos, advogados, candidatos e partidos) quanto para o público interno (servidores, magistrados e demais colaboradores do processo eleitoral).
Planejamento para 2026
A avaliação das eleições marca o encerramento das atividades referentes às Eleições 2024, mas também o início do planejamento das próximas eleições gerais. A participação ativa das zonas foi essencial para gerar sugestões de aprimoramento em sistemas como o ELO e o Título Net, cujas propostas de melhorias serão encaminhadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre as principais ações previstas para as Eleições de 2026 estão: análise detalhada dos locais de votação e alocação de seções e de eleitorespara minimizar filas e aglomerações; aprimoramento no transporte de urnas, visando à redução de custos e à manutenção da eficiência do transporte de urnas; melhoria no processo de totalização dos votos, tornando-o mais ágil e eficiente; criação de um painel de categorização das Zonas Eleitorais, oferecendo uma visão clara da situação de cada ZE e contribuindo para o planejamento estratégico e o suporte processual remoto.
HS
Pra todos verem: Fotografia mostra servidoras e servidores do TRE-BA sentados ao redor da mesa da Sala de Sessões do órgão.
Deixe seu comentário