Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix de clientes da Shopee


Pix é o pagamento instantâneo brasileiro.

O Banco Central informou, nesta quinta-feira (19), que 150 chaves Pix de clientes da SHPP Brasil Instituição de Pagamentos (Shopee) tiveram seus dados expostos. Segundo o órgão, houve falhas pontuais em sistemas da instituição. Apesar do incidente, não houve o vazamento de dados sensíveis, como senhas ou saldos financeiros.

De acordo o Banco Central, a exposição aconteceu entre os dias 2 e 4 de setembro e expôs informações de natureza cadastral, como nome e CPF e não permite movimentação de recurso ou acesso às contas. Foram expostos nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

“Nem o BC, nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, disse em nota divulgada. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, completou.