Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou uma ampliação no público-alvo da vacinação contra a dengue, visando otimizar o uso das doses com vencimento próximo, previstas para expirar entre 30 de junho e 31 de julho deste ano. Em comunicado oficial, a pasta reiterou a recomendação inicial de vacinação para crianças de 10 a 14 anos de idade, mas estabeleceu novas diretrizes para casos específicos.
Para os estados onde alguns municípios ainda não receberam as vacinas contra dengue, é recomendado que as doses próximas ao vencimento sejam realocadas preferencialmente para essas localidades. Em estados onde todos os municípios já foram contemplados, as doses podem ser aplicadas em pessoas entre 6 e 16 anos, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde.
Se essas medidas não forem suficientes, a estratégia pode ser estendida até o limite de idade estipulado na bula da vacina, que vai de 4 anos até quase 60 anos, dependendo da disponibilidade.
O Ministério da Saúde detalhou que foram adquiridas 5,2 milhões de doses e outras 1,3 milhão foram recebidas como doação de um laboratório, sendo estas com prazo de validade mais curto e distribuídas antes dos primeiros lotes adquiridos.
Deixe seu comentário