A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) aumentou a vazão na Barragem da Pedra, em Jequié, a partir desta quarta-feira (21). O aumento foi programado após a formalização da situação de cheia na bacia do Rio de Contas, devido às fortes chuvas na Bahia. Segundo a Carta Circular divulgada pela Chesf, o volume útil do reservatório chegou a 62,3% na manhã desta quarta-feira.
“Tendo em vista a previsão de chuvas na bacia para os próximos dias e visando a manutenção de volume vazio para controle de cheia, as defluências do Reservatório da Pedra serão elevadas, gradualmente, com abertura de comporta, para o valor 400 m³/s, a partir da data de hoje, conforme programação a seguir, devendo permanecer neste valor até nova avaliação. Desta forma, segue programação de defluência média diária do referido reservatório“:
Na quarta-feira (21), a defluência foi de 100m³/s; na quinta-feira (22) a defluência será de 180m³/s, enquanto na sexta-feira (23), uma vazão de 400m³/s. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou ainda que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s.
A Companhia alertou que seja fortemente evitada a ocupação das áreas de inundação pelas comunidades ribeirinhas. A empresa destacou também que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.
Deixe seu comentário