Inflação de produtos ligados à Páscoa sobe 12,21% na Bahia, calcula Fecomércio


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os baianos terão que gastar um pouco mais na Semana Santa. A inflação de produtos ligados à ceia da Sexta-feira Santa subiu 12,21% no estado no período de um ano, segundo apontou a Fecomércio-BA. O índice é quase o dobro da inflação geral da região, que é de 6,51%.

A grande vilã da Semana Santa dos baianos será a cebola, que teve um aumento médio de 40,95% em 12 meses. A menor oferta prevista no Nordeste e as chuvas de verão na região Sudeste atrapalharam a colheita e a distribuição entre as centrais de abastecimento, proporcionando esse aumento.

Ainda segundo a Fecomércio-BA, os peixes subiram 1,96% em um ano, abaixo da inflação geral. O arroz, no entanto, ficou 16,28% mais caro.

O chocolate também está com preço mais salgado. Junto com o achocolatado em pó, ele teve aumento de 22,15% em um ano. Já o chocolate em barra e o bombom subiram, em média, 11,02%.

O ovo de páscoa não faz parte da pesquisa, mas, segundo a federação, a tendência é que este produto sazonal também sofrerá com preços altos, não só por causa do preço do chocolate, mas também pelo encarecimento das embalagens, da mão de obra, entre outros custos.