Candidatos ao governo, Senado e deputado estadual abrem horário na TV


Começou nesta sexta-feira (26) o programa eleitoral no rádio e na TV, que marca a reta final da campanha visando as eleições de outubro. O primeiro dia é dedicado aos candidatos a governador, senador e deputado estadual, que irão ao ar às segundas, quartas e sextas. A propoganda dos concorrentes a presidente e a deputado federal acontecem às terças, quintas e sábados. O horário especial vai até a quinta-feira antes do primeiro turno, em 29 de setembro.

No rádio, o início aconteceu às 7hs. Novo programa de 25 minutos começa ao meio-dia. Na TV, a programação eleitoral será sempre das 13hs ás 13h30 e de 20h30 às 21hs. No domingo serão exibidas apenas as inserções, comerciais distribuidos ao longo da programação normal que ocorrem também de segunda a sábado.

Segundo a Resolução nº 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é proibida a exibição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos. Também não é permitido incluir, no horário destinado às candidaturas proporcionais, propaganda de candidaturas majoritárias ou vice-versa. A legislação eleitoral autoriza apenas o uso, no programa, de legendas com referência às candidaturas majoritárias ou, ao fundo, de cartazes ou fotografias de candidatas ou candidatos.

Definido em audiência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o plano de mídia define que nesta sexta o programa para o govenro será aberto pelo postulante do União Brasil, ACM Neto, seguido por Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSol). Pelo fato de seus partidos não terem cumprido a cláusula de barreira, Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) não participam da propaganda de rádio e TV.

A coligação da candidatura de ACM Neto terá o maior tempo (4’39). A chapa de Jerônimo Rodrigues tem um minuto a menos (3’39), João Roma ocupará 1’14 e Kleber Rosa, 0’27. O programa para o Senado será aberto por Cacá Leão (PP). Otto Alencar (PSD), Raíssa Soares (PL) e Tâmara Azevedo (PSol) se apresentam na sequênca. A coligação que ficou por último no primeiro dia abre a programação no dia de veiculação seguinte.

Presidência

Com estreia no sábado (27), a propoganda dos candidatos a presidência no rádio e na TV será aberta por Roberto Jefferson (PTB). Soraya Thronicke (UB) será a segunda a se apresentar, sendo seguida por Felipe D’Avila (Novo). Os quatro primeiros colocados nas pesquisas fecham o programa, começando por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tendo continuidade com Simone Tebet (MDB), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT).

Cinco concorrentes não entraram na programação. Pablo Marçal (Pros) teve a candidatura retirada pela legenda. Já Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não possuem bancada na Câmara dos Deputados em tamanho suficiente para ter direito ao horário.

Segundo o TSE, a coligação de Lula contará com 3’39. Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro vai dispor de 2’38. Simone Tebet e Soraya Thronicke possuem tempos parecidos (2’20 e 2’10). Nome melhor colocado nas pesquisas  pela terceira via, Ciro Gomes terá apenas 52 segundos. Roberto Jefferson possui 25 segundos e Felipe D’Ávila dispõe de 22 segundos.