Zelesnky admite negociar status neutro, mas pede mais armas


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou no domingo que aceita negociar um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia. Esta neutralidade significaria não entrar na União Europeia nem na Otan e também deixar de participar de operações de guerra envolvendo terceiros.

“Garantias de segurança e o status neutro e não nuclear de nosso estado. Estamos prontos para aceitar isso. Este é o ponto mais importante”, disse Zelensky.“este foi o primeiro ponto-chave para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso”.

Porém, essa medida só será aceita após um referendo ou plebiscito junto a população ucraniana.  Zelensky argumenta que quer garantir que o acordo “seja não apenas mais um pedaço de papel”. “Esta é uma cláusula de garantia de segurança para a Ucrânia. E como eles dizem que é para eles também, é compreensível para mim e está sendo discutido”.

Segundo Zelensky, a Ucrânia não irá se sentar coma Rússia para debater a cessão de parte do território ou a desmilitariazação do país. No domingo, o dirigente chegou a acusar a Rússia de querer dividir o país nos moldes das duas Coreias e pediu mais armas a países ocidentais. Fonte: CNN Brasil