Zelensky pede que povo russo combata guerra e diz que omissão trará miséria


Em pronunciamento realizado neste domingo (6), o presidente da Ucrânia, Wolodymyr Zelensky, fez um apelo ao povo russo e pediu que eles se posicionem contra a guerra.

“Ciadãos russos, essa não é só a luta pela paz na Ucrânia, mas pela riqueza que vocês tinham no seu país. Se ficarem calados, a miséria que vai falar por vocês no futuro. Não fiquem calados”, declarou.

Segundo a Agência Brasil, Zelensky voltou a dizer que a invasão ao seu país não se trata de operação militar e que tampouco é ocasional, mas sim uma ação planejada. Ele afirmou que soldados russos capturados pelas forças ucranianos cederam informações que reforçam a tese.

“Essas pessoas [do Exército russo] queriam acabar com nossas cidades. Tivemos acesso a documentos. Por isso que está ocorrendo essa atrocidade. Estão lançando bombas, artilharia, mísseis. Isso não é uma improvisação”, disse o presidente ucraniano, segundo o qual os ataques violam as regras internacionais. “Isso será um crime militar histórico”, alertou.

Ainda de acordo com a agência de notícias, no pronunciamento Wolodymyr Zelensky falou ainda sobre medidas tomadas por seu governo para reconstruir o país. “Já sabemos como vamos reconstruir e reformar a nossa Ucrânia. Criamos fundos para este fim, um para infraestrutura, um para crédito e um de auxílio para negócios pequenos, além de vários programas que estamos criando”, informou.