Encerrada em 1º de agosto, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa alcançou 93,36% dos rebanhos baianos de bovinos e bubalinos. Foram vacinados 10,6 milhões de animais, conforme a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A Bahia possui há 21 anos o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).
A vacinação contra a aftosa é definida em conjunto com o Grupo Gestor. Compõem o colegiado a Superintendência Federal da Agricultura, Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Universidade Federal da Bahia , Conselho Regional de Medicina Veterinária , Federação da Agricultura do Estado da Bahia, Sindicato de Carnes, Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia, Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia e Federação dos Trabalhadores da Agricultura.
“Em uma situação atípica como a que estamos vivendo, a resposta foi muito boa, superamos os desafios”, afirmou o secretário de Agricultura, João Carlos Oliveira. “Produtores, técnicos e profissionais da Adab tiveram que reinventar formas de abordagem para o êxito das ações”. A Bahia sempre imunizou seu rebanho acima de 90%, conforme determinação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Deixe seu comentário