Entenda a diferença entre rinite, resfriado, gripe comum e Covid-19


Com a chegada do inverno ocorreu uma queda de temperatura, principalmente no interior do estado, além de muita chuva. Na última terça-feira (29), a capital baiana registrou uma temperatura de 20,6ºC, com a sensação térmica de 17,5ºC em algumas localidades. Essa época é propícia para a proliferação de vírus e mudança no comportamento das pessoas, que acabam ficando mais tempo em ambiente fechados.

Essa mudança de estação é motivo de alerta em relação às doenças respiratórias. Por isso, é importante saber a diferença entre os principais problemas deste período, que são a gripe comum, manifestações alérgicas, rinite e principalmente a Covid-19.O médico e presidente da Associação Baiana de Otorrinolaringologia (ABAO), Marcos Juncal, alerta a população para o tema.

Segundo o médico, no caso da gripe comum, os principais sintomas são febre, tosse, garganta inflamada, dores na cabeça, no corpo e nas articulações, calafrios e fadiga. A duração costuma ser de cinco a sete dias. Já os resfriados têm os sintomas muito parecidos com os da gripe, porém mais brandos e com uma duração menor, em torno de dois a quatro dias. Destacam-se a coceira no nariz e a irritação na garganta, seguidos de tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve.

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, podendo acontecer nas formas aguda, crônica, infecciosa e alérgica. O tipo alérgico, que costuma ser mais comum, pode ser desencadeado por mudança de estação, poeira, pólen, fungos, pelos de cães e gatos, dentre outros. O otorrinolaringologista conta que a obstrução nasal, coriza, espirros seguidos, coceira no nariz, na garganta e nos olhos são os sintomas mais típicos.

Covid-19

Causada pelo vírus SARS-CoV-2, a Covid-19 pode provocar uma grande variedade de manifestações no organismo dos humanos, dos mais leves aos mais graves. “Casos brandos podem ser assintomáticos ou mais fortes podem provocar episódios de tosse, dor na garganta e cabeça, coriza, perda de olfato e paladar, calafrios, fadiga e febre por cerca de 15 dias. Já o tipo grave traz esses sinais, além de desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória, pneumonia grave e até levar o paciente a óbito”, comentou Marcos.

Recomendações

Em geral, os cuidados com a rinite, o resfriado e a gripe envolvem a ingestão de líquidos, repouso e tratamento medicamentoso para alívio dos sintomas. Vale ainda manter o ambiente arejado e higienizar superfícies de alto contato. Com a Covid-19, no entanto, não há nenhum remédio eficaz, comprovado cientificamente para tratamento, sendo a vacinação, o distanciamento social, a utilização de máscaras, o uso de álcool em gel 70% e a higienização das mãos os métodos mais eficazes de prevenção. Como os sintomas podem ser confundidos, a dica é fazer imediatamente o isolamento e buscar orientação de um médico, a fim de fazer a testagem e iniciar os cuidados específicos.