Café produzido em Barra do Choça fica em 3º lugar no 17º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – safra 2020


O produtor rural, Eufrásio Lima, conquistou mais uma importante classificação em um concurso de cafés Especiais, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. Seu Eufrásio participou do 17º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – safra 2020.

O produtor do Fazenda Boa Vista, localizada no município de Barra do Choça, Sudoeste da Bahia é um colecionador de títulos, por muitos anos teve o seu café premiado em diversos concursos estaduais e nacionais.

Barra do Choça premia os melhores cafés do município | Blog do Jorge Amorim
                            Foto: Arquivo Blog do Jorge Amorim

Com recorde de inscrições e cafés de altíssima qualidade, o 17º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – safra 2020a trouxe como novidade a classificação dos produtores por região e preparo do café, além de uma nova plataforma digital para a realização do leilão.

O microlote da produtora Maria Luiza Lacerda Gomes, produzido no Sítio Forquilha do Rio, em Espera Feliz (MG), foi o campeão na categoria arábica. Já na Categoria Canéfora, o grande destaque foi o Robusta de Matas de Rondônia, produzido por Juan Travain, na fazenda Selva Café, em Cacoal – RO, que atingiu a nota de 8,80 de Qualidade Global.

A 17ª edição do Concurso ABIC foi marcada pelo alto nível dos cafés participantes e pelo fato de todas as propriedades terem cumprido o quesito de boas práticas de sustentabilidade. O fato também levou a Comissão Julgadora a premiar os cafés pelo seu preparo, Cereja Descascado ou Natural. Assim, algumas origens tiveram mais de um campeão, todos com excelentes notas. Informações: Blog do Jorge Amorim