Josiel, do DEM, e Dr. Furlan, do Cidadania, vão decidir em 2º turno, no próximo dia 20 de dezembro, quem será o próximo prefeito de Macapá (AP). O 1º turno aconteceu neste domingo (6), após a Justiça adiar o pleito em função de crise energética que atingiu o Amapá em novembro.
Com 100% das urnas apuradas às 19h30, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Josiel recebeu 59.511 votos (29,47% dos votos), ante 32.369 votos para Dr. Furlan – o que representa 16,03% dos votos.
Em discurso, Josiel diz que ‘apanhou o tempo todo’ e fala em propostas ‘possíveis e viáveis’
Em discurso, Dr. Furlan diz ‘enfrentar velhas oligarquias’ e que busca apoio de candidatos vencidos no 1° turno
Veja os 23 vereadores eleitos hoje para a Câmara Municipal de Macapá.
Até o dia da eleição, a composição do segundo turno ainda era incerta por conta da disputa acirrada entre os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais.
Na primeira pesquisa Ibope, no dia 14 de outubro, Capi liderava com 17%, seguido de Josiel (16%), Dr. Furlan (13%) e Patrícia Ferraz (13%). Nas pesquisas seguintes, Josiel se manteve na liderança, enquanto os outros três candidatos se revezavam a cada divulgação em uma posição diferente.
Na apuração, que começou a ser divulgada às 17h30, Josiel permaneceu como o que mais recebeu votos válidos neste 1º turno. Por outro lado, o segundo colocado era incerto até o fim, diante da diferença pequena de votos entre os outros candidatos.
Capi (PSB) começou recebendo mais votos que Dr. Furlan e, com 77% das urnas apuradas, o candidato do Cidadania ultrapassou o do PSB, e se manteve assim até o fim, garantindo a segunda vaga para a disputa do dia 20 de dezembro. Até as 18h deste domingo (6), 4.560 eleitores (6,03% do total de abstenções) justificaram ausência por meio do e-Título, segundo o TSE, que detalhou que o aplicativo funcionou “adequadamente e sem instabilidade”. Fonte: G1
Deixe seu comentário