Nesta segunda-feira (08), a nova plataforma de consolidação dos dados sobre a covid-19 no Brasil, foi apresentada pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco. A forma de contabilização das mortes será alterada: as secretarias estaduais enviarão as informações até 16h, e os dados totais nacional serão divulgados até 18h.
Na apresentação da nova plataforma pelos representantes do Ministério da Saúde, a principal dúvida girou em torno do que acontecerá com os óbitos de dias anteriores cuja confirmação da infecção com o novo coronavírus seja descoberta posteriormente e se estas seriam contabilizadas no total.
Perguntado sobre isso na entrevista coletiva, Franco respondeu que “o total continua o total”. O diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, completou que o total de registros do dia (as mortes notificadas, independentemente de quando ocorreram) continuará sendo divulgado, mas o dia de ocorrência será considerado e isso impactará a curva epidemiológica de evolução da pandemia.
O novo sistema será disponibilizado até esta terça-deira (9). Desde a semana passada, a pasta vinha divulgando os dados por volta de 22h.
Deixe seu comentário