Além de toda preocupação com a saúde, pacientes em tratamento contra o Covid-19 convivem com a angústia do distanciamento. Ao darem entrada nos hospitais, eles passam a seguir protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e não podem receber visitas até a completa recuperação. Mas, a fim de aliviar toda essa aflição e diminuir a saudade, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, no Sul da Bahia, oferece aos pacientes uma forma de continuarem, de certa forma, próximos dos familiares.
A unidade destina aos pacientes em tratamento contra o coronavírus um tablet com a acesso à internet, que oferece a eles a possibilidade de conversar e ver os familiares. Chamada de “visita virtual”, a ação é coordenada por psicólogos da Santa Casa de Misericórdia.
A psicóloga Laíse Nascimento explica que os pacientes que não estão sedados e ainda conseguem falar podem realizar as chamadas. Quem está sem condições de fala recebe outros estímulos, através de áudios, mensagens e músicas enviadas pela própria família.
O projeto foi implantado há 15 dias na Santa Casa de Misericórdia, e nove pacientes foram contemplados. A unidade tem, nesse momento, sete pessoas internadas com Covid-19.
Para Laíse Nascimento, a ação ajuda a trazer conforto às pessoas internadas e aos familiares.
“O fato de o familiar estar acompanhando o tratamento contribui para o bem-estar do paciente e para a redução da necessidade de sedativos. As visitas virtuais receberam muitos elogios por parte das famílias envolvidas, traduzindo-se em palavras como confiança, afeto, carinho, segurança e amor”.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (14), o estado possui um total de 776 casos
confirmados de coronavírus, com 25 mortes. Ao todo, 191 pessoas estão recuperadas. (G1)
Deixe seu comentário