Vendas do Magazine Luiza desaceleram no 4º tri e têm prejuízo de R$ 79 mi


O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira (14) que no quarto trimestre de 2021 teve desempenho abaixo das expectativas do mercado, uma vez que suas vendas desaceleraram fortemente num cenário macroeconômico mais adverso no país, com inflação alta, além dos juros em elevação pressionarem seu resultado financeiro.

De outubro a dezembro do ano passado, o grupo varejista amargou um prejuízo ajustado de R$ 79 milhões, ante lucro de R$ 232,1 milhões divulgados um ano antes.

Em termos líquidos, a companhia apresentou lucro de R$ 93 milhões, resultado influenciado por créditos tributários extraordinários.

As vendas totais da companhia no trimestre, medidas pela sigla GMV, somaram R$ 15,5 bilhões, um aumento de cerca de 4% em comparação com um ano antes, quando a expansão sobre mesma etapa de 2020 tinha sido de 66%. Na semana passada, a rival Via divulgou queda de 7% no GMV. A também concorrente Americanas publicou em fevereiro alta de 28% no GMV do período.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado do Magazine Luiza recuou cerca de 53% no quarto trimestre, para R$ 243 milhões. A previsão média de analistas consultados pela Refinitiv era de Ebitda de R$ 304,5 milhões. A margem Ebitda caiu à metade, para 2,6%.

Em termos líquidos, o Ebitda foi ainda pior, ficando negativo em R$ 7,9 milhões, ante R$ 504,7 milhões positivos um ano antes.

Uma das fontes de pressão na última linha do balanço foi a deterioração do resultado financeiro ajustado da empresa, que ficou negativo em R$ 304,7 milhões, um salto de 156% em relação à mesma etapa de 2020, refletindo entre outros fatores o efeito da alta da Selic sobre a dívida.