FGV Ibre: Confiança do consumidor sobe 2,9 pontos em fevereiro


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 2,9 pontos em fevereiro, para 77 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice do Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) avançou 0,7 ponto, indo para 75,5 pontos. Houve melhora tanto na avaliação menos negativa sobre a situação atual como pela elevação da expectativa em relação aos próximos meses.

No primeiro caso, o Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,5 ponto, indo para 67,6 pontos. O FGV Ibre ressalta que O Índice de Expectativas (IE) subiu 3,8 pontos, saltando para 84,5 pontos, maior desde agosto de 2021 (90,9). Outro destaque do ICC de feveriero foi o aumento da intenção de compras de bens duráveis, em queda há cinco meses consecutivos.

“O resultado positivo pode ter sido influenciado pelo Auxílio Brasil nas faixas de renda mais baixas, perspectivas mais favoráveis sobre o mercado de trabalho e situação econômica que voltaram a ficar mais otimistas, com indicadores superando o nível neutro de 100 pontos. Mas é preciso ter cautela, o nível ainda é muito baixo em termos históricos e o comportamento volátil dos consumidores nos últimos meses mostram que a incerteza elevada tem afetado bastante a manutenção de uma tendência mais clara da confiança no curto prazo”, explicou a coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt.