Reis do Maracanã, Zico e Júnior disputaram sem saber o recorde de jogos no estádio até o último dia


Zico jogou no Maracanã antes de Júnior. Em 1971, foram d ez partidas pelos juvenis do Flamengo e 15 gols, um deles de falta. Só que jogo como juvenil não conta para a estatística profissional. Vale para o caderninho, mas não para a história do futebol de elite. Justo.

O último jogo de Zico no Maraca conta — mas você discutir. Era amistoso entre os profissionais do Vasco, na despedida de Roberto Dinamite, contra o Deportivo La Coruña. No dia 24 de março de 1993, o Galinho teve a gentileza de vestir a camisa do maior rival rubro-negro e completou 414 partidas no Maracanã como profissional.

Júnior já era campeão brasileiro de 1992 como maestro e, aos 38 anos, aproximava-se do final da carreira. Quando Zico fez seu jogo 414 no Maraca, Júnior tinha 410. Ou seja, Zico terminou a carreira como recordista e deu o tempo para o amigo Léo ultrapassá-lo.

Entre março e maio de 1993, data da despedida do Maraca como profissional, Júnior vestiu a camisa do Flamengo contra Botafogo, Minerven, América, São Paulo, Fluminense, Londrina, Grêmio e Vasco. Em 23 de maio daquele ano, derrota por 1 x 0 para o Vasco, Júnior despediu-se do Maracanã. Voltou nos jogos festivos do final do ano e sempre como comentarista.

Completou 418 partidas, apenas quatro a mais do que o amigo Zico.

A conta é do jornalista, pesquisador e grande amigo Celso Unzelte. Na semana passada, procurando dados para a cobertura do aniversário do Maracanã, Carlos Eduardo Eboli perguntou se este colunista sabia quem era o recordista. Não havia registro. Pode procurar nos aniversários do Maracanã de 20, 30, 40, 50, 60 anos… Não tem. Em algum livro, não há.

Celso Unzelte em o mais incrível arquivo do futebol brasileiro e recebeu a ligação deste amigo, para saber se tinha pistas. Não tinha. Juntos, como nos tempos de revista Placar, entendemos que Júnior era o suspeito número um. Mas qual o número? Quantos jogos? Daí que Ceso Unzelte debruçou-se sobre os arquivos e montou as planilhas de Exxel que permitiram ter certeza.

Zico é o recodista de gols: 334 vezes balançou as redes do Maracanã.

Júnior é o recordista de jogos: 418 jogos no Maraca. Apenas quatro a mais do que o Galinho.