Poções: Manifestantes foram as ruas protestar contra cortes nas verbas da Educação e contra Reforma da Previdência


Dia 14 de junho de 2019, pela manhã, trabalhadores e trabalhadoras de Poções – Bahia, foram as ruas protestar contra os cortes nas verbas da Educação, contra a Reforma da Previdência que acaba com o direito à aposentaria. A APLB – Sindicato dos Professores de Poções, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o Sindicato dos Bancários de Conquista e Região, juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde merecem nossos aplausos pelo trabalho que realizaram para construir a manifestação.

A concentração aconteceu no INSS onde lideranças sindicais falaram sobre as maldades da Reforma da Previdência e a dificuldade para se aposentar se a proposta apresentada pelo governo Bolsonaro for aprovada.

Depois ouve caminhada até a feira onde falaram ao povo presente e dos arredores sobre os riscos da Reforma, ou melhor, da destruição da Previdência, já que, REFORMA geralmente é para melhorar. Porém, a Reforma da Previdência apresentada pelo governo vai obrigar os trabalhadores a trabalharem até os 65 anos de idade as trabalhadoras até os 62 anos e contribuir por 40 anos sem a menor perspectiva de aposentar. O ato foi finalizado no Centro da cidade ao lado do Sinebahia. Caía uma chuva fina, alguns se abrigaram na Barraca do Acarajé de Cristina e, mais uma vez, ouvimos as lideranças sindicais e representantes das diversas categorias profissionais presentes no movimento.

No ponto final da manifestação foi dito que é preciso continuar o diálogo com os amigos, parentes e vizinhos sobre os impactos da Reforma da Previdência na vida das pessoas. Que é preciso continuar distribuindo o material que explica as crueldades do governo. Que devemos encaminhar mensagens aos deputados e senadores para não aprovarem a Reforma da Previdência. E, por fim, que todos fiquem alertas. Se a coisa não mudar é na rua, na rede e no voto que nós vamos derrotar esse governo que aí está. Texto: João Bonfim Cardoso Cerqueira
Professor de História CERS.