Itabuna registra 226 novos casos de covid-19 em um dia, e fica sem leitos de UTI


Com 226 novos casos de coronavírus (Covid-19) em 24 horas, o município de Itabuna confirmou mais e encerra a noite deste domingo (16) com todas as vagas de UTI para pacientes vítimas da covid-19 ocupadas, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O número de infectados pela covid-19 em Itabuna desde o início da pandemia eram 7.213 este domingo (15). O total de infectados saltou para 7.439. São 3.982 pacientes em recuperação e 3.290 curados da doença, conforme critérios da SMS.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, todos os 33 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes vítimas do coronavírus, incluindo os pediátricos, estão ocupados em Itabuna. A rede inclui os leitos de UTI dos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes, ambos da Santa Casa, e Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), mantido pelo município.

As quatro vagas de leitos de atendimento Semi-Intensivo também estão com pacientes internados. Outros 58 pacientes estão internados em leitos clínicos (enfermaria), destinados a casos menos graves de covid-19. Há somente 11 leitos clínicos disponíveis. É o pior quadro já enfrentado por Itabuna desde o início da pandemia. O município registrou até agora um total de 167 óbitos pela covid-19.