Idoso dá soco em enfermeira por não conseguir atendimento fora do horário em Posto de Saúde


Uma enfermeira foi agredida na Unidade de Saúde Básica (UBS) 1, de Vicente Pires, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (29), por um idoso que exigia atendimento antes do horário de expediente, que começa às 7h30. O homem, de 70 anos, foi detido em flagrante.

O caso aconteceu por volta das 7h, na Rua 4C. O idoso é dono do imóvel alugado pela Secretaria de Saúde do DF e, segundo a pasta “pediu prioridade no atendimento, por ser o dono da casa” A vítima, que prefere não se identificar, conta que o homem entrou na sala passando na frente de outros pacientes que estavam na fila, aguardando o momento da consulta. Quando ela pediu que o idoso esperasse, ele – que já apontava o dedo para o rosto da mulher – deu um soco nela.  A servidora da Secretaria de Saúde do DF diz que o idoso já apareceu na UBS exaltado outras vezes. Mas, nesta manhã, o incidente foi “extremamente absurdo e inaceitável”, aponta.

A mulher afirma que tentou orientar o paciente a aguardar sua vez, mas diz que não adiantou. “Ele já veio colocando o dedo na minha cara, sendo muito agressivo, já veio pra cima de mim”.

Ao perceber que o homem se aproximava, a enfermeira tentou abaixar o dedo do paciente, que estava próximo ao seu rosto. Neste momento, ele deu um soco na profissional, conforme os depoimentos à Polícia Civil.

Uma testemunha, que estava na fila de atendimento no momento em que o idoso chegou, contou à Polícia Civil que ele estava “visivelmente alterado” e que passou na sua frente, “invadindo a sala”. Ainda de acordo com a testemunha, após a agressão, o homem continuou xingando a funcionária.