Em defesa dos direitos da mulher do campo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poções participa da Marcha das Margaridas em Brasília.


A presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poções, Zilda Maria dos Santos marcou presença na 6° Marcha das Margaridas em Brasilia, nesta quarta-feira (14). Zilda e outros integrantes do sindicato, estiveram representando a mulher do campo da cidade de Poções.

a Marcha das Margaridas é “a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil”. O nome do evento é uma homenagem à trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, “um dos maiores símbolos da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade”, explica Mazé, referindo-se à liderança que foi “brutalmente assassinada” em 1983.

Zilda na marcha das Margaridas(Brasília)

Nesta 6ª edição, os organizadores optaram por ir além da apresentação de uma pauta de reivindicações. “Apresentamos uma plataforma, na qual expressamos um modelo de sociedade mais justo, que garanta qualidade para a educação, a saúde; contrário à violência praticada contra mulheres e a favor do acesso a bens comuns, como água e alimentação saudável sem agrotóxicos”, disse ao se referir às 20 propostas públicas apresentadas.

O lema da marcha deste ano foi Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência’.