Cinco candidatos a governador já se cadastraram no TSE na Bahia


Foto: Antonio Augusto/TSE
Foto: Antonio Augusto/TSE

A Bahia soma cinco candidatos a governador e seis concorrentes ao Senado que já registraram pedido de candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral. O prazo final para o cadastro se encerra nesta segunda-feira (15), com um total de 24.430 solicitações cadastradas na Justiça Eleitoral em todo o país. Neste último dia, o país conta com 12 concorrentes à presidência.

Para o governo baiano, constam no sistema do TSE ACM Neto (UB), Jerônimo (PT), João Roma (PL), Kleber Rosa (PSol) e Marcelo Millet (PCO). Giovani Damico (PCB) foi cogitado para participar da disputa pelo Palácio de Ondina, mas ainda não protocolou o registro. Para uma vaga no Senado, além do candidato à reeleição Otto Alencar (PSD), estão na disputa Cacá Leão (PP), Cícero Araújo (PCO), Doutora Raíssa Soares (PL), Marcelo Barreto Luz para Todos (PMN) e Tâmara Azevedo (PSol).

De acordo com levantamento da CNN Brasil, os homens correspondem a 67% do total de pedidos (16.279), o que representa quase o dobro do total de mulheres (8.151).  Dentre homens e mulheres, 12.077 se declaram brancas, enquanto 3.385 são autodeclaradas pretas, 8.573 pardas, 95 amarelas, 154 indígenas e 146 não informaram.

Na corrida presidencial, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas de intenção de voto, estão no páreo Ciro Gomes (PDT), Eymael (DC), Felipe D’Avila (NOVO), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB). Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União) e Vera Lucia (PSTU).