Cientistas fazem 1ª conexão sem fio do cérebro humano a um computador


A Ciência está progredindo de forma a ultrapassar até nossa imaginação de ficção-científica. Pesquisadores da Universidade de Brown nos Estados Unidos criaram um sistema que permite a conexão sem fio do cérebro humano. E, agora, eles tiveram sucesso no seu experimento ao conectar pela primeira vez o cérebro de uma pessoa com paralisia a um computador sem o uso de fios. Criada pela BrainGate, o teste clínico da nova tecnologia envolveu um pequeno transmissor que conecta o córtex-motor da pessoa ao computador.

O que é a BrainGate e como ele faz a conexão sem fio do cérebro

BrainGate é uma organização de pesquisa criada por pesquisadores da Universidade de Brown que se dedica ao desenvolvimento de tecnologias para pacientes com doenças neurológicas ou com perda de membros. A tecnologia desenvolvida pelo time de cientistas funciona por meio de uma matriz de eletrodos ou um chip implantado no córtex-motor do cérebro humano.

Esse chip captura os sinais emitidos pelos neurônios e envia os dados para um computador capaz de decodificá-los e convertê-los em instruções. Esses comandos então são transmitidos sem a necessidade de uma conexão de cabo a dispositivos externos. Assim, os pacientes que sofrem de paralisia podem “escrever” em uma tela ou manipular uma prótese robótica apenas com seus pensamentos.