30% da população rural da Bahia vive na miséria, diz secretário


rural

A 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) acontece entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro no Parque de Exposições de Salvador. O organizadores esperam movimentar cerca de R$100 milhões em negócios durante o evento – entre leilões, venda de maquinários e outras atividades que acontecem durante a feira. Em entrevista á Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (25), o Secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou o evento e falou sobre o rural baiano, que é um dos maiores do Brasil, incluindo a agricultura familiar no país.

“Estamos às vésperas de realizar a Feira de Agricultura Familiar, que acontece dentro da Fenagro. O  Rural baiano é o maior rural do Brasil, temos 4 milhões em toda a Bahia. Temos a felicidade de ter o rural forte na Bahia. Temos o agronegócio que é muito importante e temos outra agricultura, que é a familiar .De cada 10kg de comida, 8kg vem das mãos da agricultura familiar”, afirmou o secretário.

O secretário falou ainda, sobre a estrutura da população rural, que segundo ele se divide em três grupos, sendo que, 30% vive na miséria. “É gente que não tem documentação, não tem habitação digna. Temos comunidades indígenas vivendo em um sistema precário. Se a gente não tiver uma inteligência para fazer o pacto federativo, não vamos pra frente. Antigamente o trabalhador da zona rural morreria muito cedo. Embora tenha uma vida menos tensa, as pessoas ainda vivem tensões no campo. É uma vida difícil a do homem do campo.”, pontuou.