A um dia de fim de campanha, 94% das crianças já se vacinaram no país


O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (13) dados atualizados da vacinação contra pólio e sarampo no país. No total, foram vacinadas 94,7% das crianças contra o sarampo e 93,6% contra a poliomelite. A meta é atingir 95% do público-alvo — crianças entre 1 e 4 anos — até o final da campanha, nesta sexta-feira (14).

Embora a meta esteja próxima de ser atingida, ainda restam 800 mil crianças a serem vacinadas, de acordo com informações do governo. A faixa de um ano de idade continua a ser a com menor cobertura (85,45%). Já crianças entre 3 e 4 anos tiveram suas metas atingidas, com 96,95% de vacinação para sarampo e 95,44% para pólio.

O Rio de Janeiro continua a ser o Estado com pior cobertura vacinal, com 78,67% para pólio e 79,94% para o sarampo. Entre os outros Estados que ainda não atingiram a meta estão o Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal.

A poliomielite foi erradicada no Brasil em 1989; o sarampo havia sido eliminado em 2016, mas voltou a ser registrado neste ano.

A vacina contra o sarampo engloba duas doses. A primeira é a da tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola e deve ser dada logo após a criança completar 1 ano. A segunda dose é a tetraviral, que inclui a proteção à varicela (a catapora), aos 15 meses (1 ano e três meses de vida).

Já a imunização contra a poliomielite é composta por cinco doses de vacina. As duas primeiras doses, aos 2 e 4 meses de idade, são injetáveis. As outras três, aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, são por via oral, as famosas gotinhas.

O país registrou 8 mortes por sarampo, além de 1.579 casos confirmados e 7.513 em investigação, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado no dia 5. O Amazonas foi o líder em casos confirmados (1.232) e suspeitos (7.439), seguido por Roraima, com 301 casos confirmados e 74 em investigação.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Marcos Sergio Silva